O Flickr vai passar por uma reformulação e suas fotos podem ser deletadas hoje, dia 5 de fevereiro. A plataforma está fazendo uma redução na oferta de armazenamento gratuito — fazendo com que a cota atual de 1TB grátis fique em até mil itens por conta. Isso significa que se você tem mais de mil itens armazenados no Flickr e não baixou esse material, ele será deletado hoje.
Desde o dia 8 de janeiro, usuários com cota ecedida já não podiam armazenar mais nada na nuvem. Com o prazo para dowload do acervo pessoal que ultrapassa os mil uploads terminando hoje, dia 5 de fevereiro, veja como fazer o dowload do seu acervo.
PASSO A PASSO PARA SALVAR SEU ACERVO
1. Faça o login no Flickr e no menu “Minhas Coisas” abra a opção “Rolo de câmera”
2. Selecione as fotos que deseja baixar (é possível selecionar mais de uma) e depois no canto inferior direito da tela clique em “baixar”
3. O Flickr vai disparar um alerta sobre o download pra você poder selecionar “Criar aquivo ZIP” para dar continuidade
4. O arquivo não será disponibilizado na hora. Após a criação do ZIP, o Flickr envia o link do dowload por meio do FlickrMail. Clique no canto inferior esquerdo e acesse o email para checar se já está disponível o link.
5. Com o link do dowload disponível na sua caixa de entrada é só baixar
CREATIVE COMMONS ESCAPAM
Contas que têm fotos sob a licença Creative Commons não terão as imagens deletadas pelo Flickr, mesmo as contas que tenham mais de mil fotos. O porém é que essas contas não poderão subir mais arquivos a não ser que assinem o plano Pro.
FLICKR PRO
A mudana no limite de armazenamento chega porque a plataforma agora cobrará assinatura para o Flickr Pro, por US$ 50 (algo que seria perto de 190 reais) anuais. Os usuários que assinarem o pacote terão armazenamento ilimitado para fotos e vídeos de até 10 minutos.
