Pôr do sol é um fenômeno digno de fetiche. Um momento que muitos não querem perder – e outros tantos querem compartilhar. No Instagram, por exemplo, a hashtag #pordosol contabiliza mais de 4 milhões de imagens. OK, mas nenhuma delas fez isso de Marte. E o autor da proeza, o robô Opportunity, lançado pela Nasa em 2003, foi oficialmente declarado morto na quarta-feira (13).

Mas o mérito do Opportunity não está somente no fato de ele ter feito a imagem que muitos dariam de tudo para ter no instagram, o rover foi o responsável por descobrir que havia água na superfície do planeta vermelho.
O Opportunity, um veículo de seis rodas do tamanho de um carrinho de golfe, tinha um irmão gêmeo, o Spirit. Os dois veículos pousaram em lados opostos de Marte em 2004. O Opportunity dia 24 de janeiro, sete meses após seu lançamento na Flórida. O Spirit, 20 dias antes. Os dois robôs também enviaram informações que mostravam que o planeta já teve temperatura e umidade suficientes para a existência de vida.
Em sete anos de atuação, o Spirit rodou quase 8km mandando informações, até maio de 2011. O Opportunity rodou quase oito anos além e cerca de 45km na superfície do planeta. A missão de ambos deveria durar somente três meses.O rover, no entanto, foi declarado morto no dia 13 de fevereiro, depois de a Nasa anunciar que as tentativas de contato fracassaram. A máquina perdeu a a capacidade de se alimentar por energia solar após uma tempestade de poeira há 8 meses.
É provável que nenhum ser humano seja capaz de realizar tudo o que o Opportunity fez em sua longeva missão. Sua perda foi sentida pelo gerente do projeto, John Callas. “Mesmo sendo uma máquina é muito difícil e comovente, mas tivemos de fazer isso. Chegou a hora de dizer adeus”. E a última mensagem enviada ao rover deixou a despedida ainda mais dramática: um arquivo com a música “I’ll Be Seeing You” (Estarei vendo você), de Billie Holiday.
Veja alguns belos cliques enviados pelo Opportunity:



