Morreu aos 96 anos, na manhã desta sexta-feira (5), o fotógrafo Gervásio Baptista, conhecido como o “fotógrafo dos presidentes”. Ele foi o autor da imagem com o aceno de Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília. Gervásio estava em um espaço para idosos em Vicente Pires, no Distrito Federal. A morte foi por causas naturais.

Natural de Salvador (BA), Ele cobriu sete Copas do Mundo, 16 concursos de Miss Universo, presenciou a Revolução Cubana, a Revolução dos Cravos, em Portugal, acompanhou a queda do ex-presidente argentino Juan Domingo Perón e registrou a Guerra do Vietnã.
Na década de 1950, o fotógrafo registrou a construção da capital do país, e clicou momentos da ditadura militar brasileira. “Gervásio é uma lenda viva”, afirma o curador da mais recente exposição sobre a carreira dele, Ivaldo Cavalcante, ao G1.
“É importante que a gente preste esta homenagem ainda em vida. Ele foi um dos transformadores da atividade no Brasil, sempre muito ético, fez do seu trabalho um legado.”
Entre as obras mais marcantes, a exposição traz imagens históricas como a última foto do ex-presidente Tancredo Neves vestindo um roupão no Hospital de Base de Brasília.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado